Alongamento

O QUE TODOS NÓS DEVERÍAMOS SABER SOBRE ALONGAMENTO.

Sabemos que uma ótima flexibilidade tem vários benefícios sobre os músculos e as articulações. Uma boa flexibilidade corporal traz qualidade de vida aos movimentos para realizar as atividades da vida diária, como por exemplo fechar a janelinha do banheiro, assim como para todas as atividades físicas que exijam um bom desempenho muscular e articular. 

Porém, infelizmente a flexibilidade não é comumente priorizada às pessoas que iniciam um treinamento de aptidão física, este fator é citado de forma secundária ou totalmente descuidada. Atividades como o Pilates e o Yoga que trabalham o corpo como um todo ganham maior popularidade por trabalhar justamente a flexibilidade.

 O alongamento por não serem muito conhecidos seus benefícios, são geralmente concentrados na região dos membros inferiores e não ultrapassam 15 segundos, até em treinamentos esportivos. Um bom alongamento deve ser realizado tanto durante o aquecimento que precede a sessão de exercícios como na finalização, para desaquecimento da musculatura.

Uma rotina regular de alongamento pode fornecer excelentes benefícios para qualquer pessoa, seja atleta ou não. Estudos comprovam que pessoas menos flexíveis são mais suscetíveis às lesões, e também a flexibilidade necessária para se evitar possíveis lesões não se adquire através de alongamento antes das atividades apenas, mas só se alcança depois de semanas de sessões de alongamento. Sessões regulares de alongamentos de pelo menos 10 minutos promovem alterações benéficas, como maior flexibilidade, melhor mobilidade e também aumento de força e da resistência.

  Além dos benefícios acima também podemos citar que o alongamento traz diminuição de dores e desconfortos musculares após atividades físicas pois ajuda a melhorar os níveis de ácido láctico metabólico responsável pela contração muscular; melhora a mobilidade muscular e articular; os movimentos musculares tornam-se mais eficientes e fluidos por aumentar a amplitude de movimento; aumenta a capacidade de exercer força máxima; previne alguns problemas lombares e traz analgesia às lombalgias e às lombociatalgias; melhora a aparência física e a imagem corporal; corrige o alinhamento e a postura corporal; melhora o aquecimento e o desaquecimento em uma sessão de exercícios físicos.

 Um bom programa de alongamento deve levar em consideração alguns ítens bastante importantes como: Tipos de alongamento, estático ou dinâmico, o tempo mantido para cada alongamento entre 5 a 30 seg. o intervalo de descanso entre 5 e 30 seg. e o nível de intensidade na escala de 1 a 10. Além disso, existem níveis de evolução de alongamento específicos que devem ser respeitados baseados nos graus de flexibilidade de cada indivíduo. As sessões podem ter duração entre 10 e 60 minutos e devem ser realizados de quatro a cinco vezes por semana.

 Dra. Josete Lutkus

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