Mente Sã em Corpo Saudável

MENTE SÃ EM CORPO SAUDÁVEL

Quanto mais evoluímos mais contraímos doenças fabricadas pela mente. As depressões, ansiedades, instabilidade emocional, estresse e falta de memória são algumas que nos tornam débeis diantes de tantos desafios que a vida moderna nos coloca. Conforme um estudo científico desenvolvido com 40 adultos de idade avançada na Universidade da Califórnia mostrou que meditar todos os dias por dois meses reduziu níveis de proteínas ligadas a doenças cardiovasculares e melhorou a função do sistema imunológico.

Ainda não se sabe exatamente como isso ocorre, apesar de existir um número razoável de pesquisas sobre os efeitos da meditação para a saúde com resultados são bastante visíveis.

Alguns efeitos fisiológicos são observados quando uma pessoa pratica meditação, níveis de cortisol o hormônio do estresse podem reduzir até 50 % desses níveis em pacientes com estresse crônico, conforme uma pesquisa na Universidade de São Paulo. Com cortisol em baixa ficamos menos tensos e ansiosos, fazendo com que nossos batimentos cardíacos desacelerem assim como nossa pressão arterial, trazendo benefícios ao nosso sono. O sistema nervoso é um emaranhado de redes neurais que se interligam e se comunicam através de impulsos elétricos. Quando estamos a todo vapor, preocupados ou conhecendo atividades novas produzimos ondas gama, porém, relaxados, calmos ficamos em alfa.

Algumas práticas físicas nos deixam em estado de relaxamento. A meditação propriamente dita, ajuda a diminuir a dor física, reduz a sensação de incômodo psicológico e pode mudar a forma de como a pessoa encara a vida. Técnicas de respiração, como inspirar e expirar de modo profundo, controlado e atento é uma terapia bastante eficiente para controlar problemas de estresse,ansiedade e depressão. O Tai Chi Chuan, arte marcial criada por monges taoístas há milênios, tem efeitos semelhantes aos da meditação e pode ser praticada por qualquer pessoa. Os movimentos precisam ser realizados lentamente de forma contínua com controle da respiração e da mente é essencial. O Yoga, prática milenar Indiana, no qual une posturas diversas estáticas combinadas com respiração e meditação, estimulam a concentração da mente no desenvolvimento das posturas em aula. O Pilates, atividade física que través dos conceitos básicos, onde o controle, a concentração, o centramento (power house), a fluidez, a respiração e a precisão mantém a mente conectada ao corpo na execução dos movimentos, também é recomendado para pessoas com estresse e dores crônicas.

Qualquer que seja a atividade ou técnica escolhida para exercitar nosso corpo e também nossa mente ou vice-versa, onde houver uma conexão perfeita entre o mental e o físico o equilíbrio estará presente. Então, as mudanças do cérebro como aumento da memória, estabilidade psicológica e a diminuição da ansiedade, resultarão na melhora da imunidade no qual tornará nosso corpo mais saudável e nossa mente extremamente sadia. Para isso, precisamos ultrapassar barreiras contra a resistência de nós mesmos, pois exige momentos de plena quietude e concentração.

 

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