RPG – Reeducação Postural Global

Reeducação Postural Global individual ou em grupo: Trata escoliose, hiperlordose, cifose, retificação, protusões/hérnias discais, algias articulares e neurais, síndromes articulares, problemas respiratórios como bronquite, asma entre outras.

 

O que é RPG ?

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente ás agressões sofridas. É um método revolucionário que considera o sistema muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.

Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta Francês Philippe E. Souchard,a RPG é um método realizado exclusivamente por fisioterapeutas. Philippe Souchard tem 15 livros publicados sobre o método de RPG traduzidos para o português. inglês, espanhol, italiano e alemão.

 

O método:

Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por, pelo menos, uma dessas desagradáveis experiências?

A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio de reeducação do corpo.                                                                     Exemplo: Quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para que não sentirmos dores. Por isso, criamos, automaticamente, um mecanismo de ” compensação” para  evitar o problema inicial.

É o que acontece quando torcemos o tornozelos.  Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.

 

Em quais patologias o RPG é indicado: Para as mais diversas patologias clínicas o método do RPG é indicado.  Abaixo, alguns exemplos: 

 

ORTOPÉDICO: Ex.:pés planos e cavos, joelho valgo, joelho varo, joanetes, escolioses, hiperlordose, hipercifose, torcicolo, dor cervical. dor dorsal e etc.

NEUROLÓGICO: EX.: hérnia de disco e labirintite.

REUMATOLÓGICO: Ex.: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.

RESPIRATÓRIO: Ex.: asma, bronquite, etc.

SOMÁTICOS: Ex.: stress, distúrbios circulatórios, digestivos ,etc.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Fechar Menu
×
×

Carrinho

Abrir WhatsApp
1
Olá precisando de ajuda?
Olá podemos te ajudar?
Clique no BOTÃO ABAIXO
Powered by